galeria Viagem fluvial do Rio Tietê ao Rio Amazonas

Cidadão monegasco, Hercule Florence nasceu em Nice em 1804 e foi criado em Mônaco (país natal de sua mãe). Imbuído de grande curiosidade científica e inspirado no romance "Robinson Crusoé" de Daniel Defoe, Hercule Florence chegou ao Brasil em abril de 1824 com vinte anos de idade, sendo contratado meses após como segundo desenhista da expedição científica liderada pelo conde George von Langsdorff (1774-1852).
Partindo do Rio de Janeiro em 3 de setembro de 1825, a comitiva da Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas percorreu mais de 13.000 km pelos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará (a maior parte navegando pelos rios Tietê, Paraná, Paraguai, Tapajós e seus afluentes) até retornar ao ponto de partida em março de 1829.
Durante a viagem, Hercule Florence documentou em textos e desenhos suas impressões sobre a paisagem, os índios, a fauna e a flora.


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"Voyage Fluvial, du Tiété à l' Amazone, par les Provinces Brésiliennes de Dt. Paul, Matto-Grosso, et Gram-Pará."

FLORENCE, Hercule - [Página 197 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"A 3 de setembro de 1825, partimos do Rio de Janeiro. Um vento fresco ajudou-nos a vencer, em 24 horas, a travessia de 70 léguas, até Santos [...]."

FLORENCE, Hercule -  1 Pain de Sucre. 2. Corcovado. 3. Montagne de Gouveia. [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Cidade de 6.000 habitantes, Santos é o primeiro porto da província, o mais importante [...]."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Cubatão, povoado composto de 20 ou 30 casas, a que se podia acrescentar antigo convento de jesuítas, funcionava, quando por ali passei, como entreposto de mercadorias procedentes de Santos, tanto quanto do interior."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Por ocasião do descobrimento, entretanto, seus rios [paulistas] os conduziam ao centro da América, e tal proporção assumiram suas aventurosas excursões, que acabaram por descobrir todo o interior do Brasil [...].

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Parti para Porto Feliz. Vi o salto de Itu. [...] O Tietê tomba fragorosamente, entre rochas a pique, transformado em espuma, salta, e ele se despreende branco vapor, levado, pelo vento, para o verdor da mata [...]."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"[...] recebi do Sr. de Langsdorff carta em que me dizia: Já não vamos por terra para Cuiabá; para lá iremos por meio dos rios, e embarcaremos em Porto Feliz. [...] os naturalistas ainda não exploraram esta rota, ao passo que vários deles [...] já se valeram do caminho por terra."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

22 de junho de 1826 - Partida de Porto Feliz e início da viagem fluvial

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 371 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...]1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo)

"As salvas de mosquetaria, partidas da cidade e as que, em resposta, saíam de nossas embarcações, atroavam os ares, para satisfação de um povo inclinadíssimo a queimar pólvora."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"A sobrecarga de nossos barcos forçou-nos a permanecer, a 24 de julho, em Itagaçaba, a fim de comprarmos um batelão."

FLORENCE, Hercule - Caxoeira Ytagaçaba [Desenho do Carnet de dessins] - [1826] - Grafite sobre papel - 19,3 x 24,7 cm - Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Ao redor de uma fogueira, que nos sítios se acende tanto no verão como no inverno, animaram-se palestras, entremeadas de risos [...]."

FLORENCE, Hercule - Sitio do Sr. Ant.º Gaetone Ferrão [Desenho do Carnet de dessins] - [1826] - Grafite sobre papel - 19,3 x 24,7 cm - Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Dia 26, passamos pela cachoeira dos Pilões e, antes do meio-dia, aproamos a Pirapora, povoado à margem esquerda do Tietê, o último, aliás, que se vê junto ao rio."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Gravetos queimados, cinzas, simulacros de redes de cipó trançado, suspensas à galharia, sem dúvida por causa das feras, indicavam que já estávamos em domínios dos Caiapós, indígenas com aldeamento a pequena distância de nós, do outro lado do rio Paraná [...]."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] - [1826] - Grafite sobre papel - 19,3 x 24,7 cm - Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"De 14 a 21, passamos por 10 cachoeiras. [...] Cerrados cobrem frequentemente as margens do rio Pardo."

FLORENCE, Hercule - Riv. du Rio Pardo [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"[Em Camapuã] Contam-se 300 habitantes, se tanto. Um terço deles, mais ou menos, não passa de escravos."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Duas pirogas de guanás chegam quatro dias depois de nós. São os primeiros índios que vejo: ao todo, nove homens e duas mulheres; naturalmente, os que vivem em corpo de tribo."

FLORENCE, Hercule - Indiens Guanás. Cuyabá, Novembre 1827. Hercule Florence, f. -  Aquarela e nanquim sobre papel  - 27,5 x 21,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Desembarcamos e, logo mais, algumas canoas de guatós nos vêm fazer companhia."

FLORENCE, Hercule - Famille de Nation Guato. décembre 1826. Hercule Florence, fecit. - 1826 -  Aguada de nanquim sobre papel  - 34,5 x 28,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Surge enfim aos nossos olhos, em 30, o tão desejado porto de Cuiabá. [...] Raras pessoas transitam pelas ruas. Não é de admirar: a cidade rodeia-se de infindáveis sertões."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] - [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Levam vida paupérrima os índios de Guimarães que quase nada têm de seu. Uns tantos afzem-se à cata de ouro, em mina distante quatro léguas e já em vias de esgotar-se [...]."

FLORENCE, Hercule - 3me vue des Rochers de la Chapada. Environs de Guimarães. Mai, 1827. Hercule Florence, f.t - [1827] - Aguada de nanquim sobre papel - 34,8 x 45,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Cocais foi, em outros tempos, freguesia. Entrada em decadência, reduziram-na de condição [...]."

FLORENCE, Hercule - Cocaes pres de Cuyabá. 27 Août 1827. Hercule Florence, ft. - 1827 - Nanquim sobre papel - 35,7 x 21,7 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"[...] surge-nos numa das avenidas do grande pátio um bando de índios rubros de urucu, que avançam em fila, tirando o primeiro deles os mais estranhos e indescritíveis sons de instrumento semelhante a chifre de boi, se não é o próprio."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] -  [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"Na tarde de 9, alcançamos a Passagem, assim denominada porque por ali se transpõe o rio Cuiabá. [...] Já vínhamos registrando a presença de carandás brabos, palmeirinhas de haste espinhosa e folhas em leque, como o buriti."

FLORENCE, Hercule -  Carandá-brabo. Sur le chemin de Cuyabá au Diamantino, 9 Décembre 1827. Hercule Florence fecit. -  1827 -  Nanquim sobre papel -  21,5 x 29,3 cm -  Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Não resistimos ao desejo de ver as Sete Lagoas, tão próximas estavam de nós. [...] Essas são, afinal, as cabeceiras do Paraguai."

FLORENCE, Hercule - Le Paraguay à deux lieues des Sete-lagóas, dites sources du Paraguay. Fevrier 1828. Hercule Florence, fecit. -  1828 - Aguada de nanquim sobre papel - 22,0 x 28,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Assistimos, na igreja, a solenidade religiosa e, em seguida, fomos à casa do festeiro, que nos aguardava com muito bem servida mesa de doce."

FLORENCE, Hercule - Arbre appellé Genipavera, et gens qui demandent l'aumône pour la Fëte du S. Esprit. Diamantino de la Province de Matto-Grosso, Janvier 1828. Hercule Florence, f. - 1828 - Aquarela sobre papel - 31,5 x 22,6 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Impetuosa é a correnteza do rio Preto, que é apertado de margens e atopetado de enormes árvores, caídas de través, e de galhos pendentes sobre as águas."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 369 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Com o fito de vigiar, evitar o trânsito de desertores e escravos fugidos, bem assim cobrar os direitos inerentes às mercadorias e gêneros procedentes do Grão Pará, é que se criou esse posto [...]."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 369 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"[...] divisamos uma piroga em que se alojavam mais ou menos vinte elementos dessa tribo. [...] Ao darem conosco, saúdam-nos aos berros."

FLORENCE, Hercule - Apiacás. Habitation des Apiacás sur l'Arinos, Avril 1828. Hercule Florence, fecit. - 1828 - Aquarela sobre papel 40,8 x 51,0 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Logo em seguida enxergamos, à margem esquerda, a maloca deles, para a qual dirigimos as canoas. Vinte ou trinta homens e outras tantas mulheres e crianças enfileiram-se na praia, para nos verem arribar."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 371 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Digna de reparo, esta é a primeira cachoeira que topamos em nossa nova rota."

FLORENCE, Hercule - Partie droite de la Caxoeira de S. João da Barra, au Juruenna. Avril 1828. Hercule Florence f. - 1828 - Aguada de nanquim sobre papel - 43,3 x 59,0 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Basta descer um pouco e tomar a esquerda, para o viajante ir dar a uma plataforma de rochedos, da qual se vê a catarata em suas totais dimensões [...]."

FLORENCE, Hercule - Chute du Juruenna dite Salto-Augusto. 1ere feuille - 1828 - Aguada de nanquim sobre papel - 43,0 x 67,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

FLORENCE, Hercule - Chute du Juruenna, dite Salto Augusto, 2.me feuille. - 1828 - Aguada de nanquim sobre papel - 67,5 x 40,0 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Contornada de precipícios líquidos, de ondas tão imponentes quanto as do oceano, vê-se do outro lado da majestosa cachoeira a ilha a que já fiz menção [...]."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 386 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Atacadíssimos pela doença, permanecem privados da mínima ação os Srs. De Langsdorff e Rubzoff."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 389 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Ingente trabalho deu [...] o arrastamento da primeira canoa até dois terços do caminho [...]."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 391 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Já no terceiro [dia], os camaradas topam com tocari bem apropriado para a construção da canoa, árvore essa com raízes fixadas a 300 passos de nosso ponto de pouso."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 393 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Um bando de manducurus[sic], no sexto ou sétimo dia de nossa parada no Tocarizal, passou pela mata [...]."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 395 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Enegrecem o rosto, de diversas maneiras, com o genipapo, cujo suco fornece cor parecida com a tinta de escrever."

FLORENCE, Hercule - Indien Mandurucú. Fait près de Salto Augusto, ou quelques uns de ces Indiens, etaient de passage. Mai, 1828. Hercule Florence f. - 1828 - Aquarela e nanquim sobre papel - 28,5 x 30,0 cm -  Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Metemo-nos pelos rebojos, isto é, curvas formadas pela queda d´águas, que não têm direção certa, dada a sinuosidade dos sulcos que marcam o terreno."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 399 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Segue-se a passagem de cachoeira Misericórdia e, na manhã do dia posterior, a arribada à de São Florêncio, uma das maiores destes sítios."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 400 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"A mais penosa de todas as cachoeiras por nós enfrentadas neste grande trecho da viagem, é, depois do salto Augusto, a de São Simão de Gibraltar, porquanto é compridíssima [...]."

FLORENCE, Hercule - [Desenho do Carnet de dessins] - [1825] -  Aguada sobre papel -  19,3 x 24,7 cm -  Coleção Bibliothèque Nationale de France (Paris)

"No dia subsequente, uma grande cabana, repleta de redes e habitada por mais ou menos quarenta mandurucus[sic], recebeu nossa visita de algumas horas."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 404 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Chama-se Itaituba o distrito. Além de brasileiros brancos e indígenas maués, povoam-no parcamente, também, portugueses e seus escravos."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 406 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"Bela cidade é Santarém, situada na confluência do Tapajós com o Amazonas. Localiza-se à maregm oriental do primeiro desses rios, em terreno plano, com suave inclinação para a água."

FLORENCE, Hercule - Vue de Santarem sur le Tapajós, prise du coté de l'Ouest. - 1828 - Aquarela sobre papel - 41,4 x 58,5 cm - Coleção Arquivo da Academia de Ciências (São Petersburgo)

"Santarém possui seu aldeamento de índios, como quase todas as localidades da província."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 410 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"A 1º de setembro de 1828, deixamos a cidade a bordo da escuna mercante. Santarém, suas torres e seus navios ancorados desaparecem rapidamente e, a plenas velas, entramos no Amazonas."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 410 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"De Gurupá por diante começamos a navegar em braços muito estreitos."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 417 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"O Amazonas transborda periodicamente {...]. As casas dos que habitam às margens são, por isso, erguidas sobre estacas. [...] Se se oferece o ensejo de reuniões, a frente da casa enche-se de canoas."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 417 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence

"[...] dez dias após a chegada do Sr. Riedel, partimos para o Rio. [...] Felizmente, ao cabo de 45 dias de travessia, arribamos ao Rio de Janeiro."

FLORENCE, Hercule - [Detalhe da página 421 do manuscrito L'Ami des arts  livré à lui-même...] - 1837-1859 - Tinta ferrogálica e lápis sobre papel - 30,6 x 21,0 cm - Coleção Instituto Hercule Florence (São Paulo) - Foto Heitor Florence