ações e parcerias

Há mais de 10 anos, o Instituto Hercule Florence, realiza parcerias com instituições de pesquisa, como a Bibliothèque Nationale de France, Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Centro de Memória da Unicamp (CMU-Unicamp), entre outras.

Também participa de exposições como, Histórias Mestiças (Instituto Tomie Ohtake, 2014); O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, 2015); Hercule Florence: le nouveau Robinson (Nouveau Musée National de Monaco, 2017).

 

Ações


O olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros

Exposição em parceria com o LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Universidade de São Paulo), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (São Paulo), Bibliothèque National de France (Paris), Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (São Paulo) e Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC.

Conheça o hotsite da Exposição: O olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros

 

L’Ami des Arts livré à lui-même, de Hercule Florence

Digitalização, restauro, transcrição, tradução e publicação de fac-símile manuscrito de 423 páginas, redigido entre 1837 e 1859 por Hercule Florence (1804-1879) como compilação de sua vida e obra, para fins de publicação.

Conheça o hotsite da Edição: L’Ami des Arts livré à lui-même, de Hercule Florence

 

Acervo IHF

Preservação, catalogação, pesquisa e disponibilização de seu acervo, composto por documentos textuais, obras iconográficas e audiovisuais sobre diferentes suportes.

 

Parcerias


Museu Paulista da Universidade de São Paulo

 

Album (Viagem pitoresca a Mato Grosso)

Digitalização, restauro e disponibilização na web deste álbum de desenhos executados pelo Visconde de Taunay (1843-1889).

Caderno de notas de Amado Adriano Taunay

A parceria possibilitou a dupla digitalização de um manuscrito de Aimé Adrien Taunay (1803-1828), primeiro desenhista da expedição Langsdorff. A tecnologia usada revelou um segundo manuscrito escrito à lápis, escrito acima da escrita à caneta. A consulta do documento, cujo manuseio era até então totalmente vetado aos pesquisadores devido à sua fragilidade, hoje pode ser feito pelo hotsite de Adrien Taunay.

 

Bibliothèque Nationale de France

Expédition au Brésil de la mission russe du Ct Langsdorff : 1824-1829, Hercule Florence
Digitalização e disponibilização na web de um dos cadernos de desenhos executados por Hercule Florence durante a Expedição Langsdorff (1825-1829).

 

Biblioteca Nacional

Livre acesso na web a documentos referentes a Hercule Florence, à Expedição Langsdorff e/ou à família Florence.

 

Arquivo Nacional

Disponibilização na web de documentos referentes a Hercule Florence, à Expedição Langsdorff e/ou à família Florence.

 

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Disponibilização na web de documentos referentes a Hercule Florence, à Expedição Langsdorff e/ou à família Florence.

 

Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta (Laboratório SENAI-SP)

Programa de trabalho voluntário orientado, direcionado aos alunos que concluíram os cursos de "Assistente de Conservação Preventiva" ou "Assistente de Conservação-Restauro".